domingo, 13 de novembro de 2011

Semana de Leitura - Parceria entre o CEFS e a UEFS

2 comentários:

  1. A SEMANA DE LEITURA
    Messias Júnior


    Sendo um dos Eventos mais importantes do Colégio Estadual de Feira de Santana (em parceria com a UEFS), a Semana de Leitura auxilia na capacitação de jovens leitores. Nela, os alunos aprendem a pensar de forma crítica e consciente (em relação ao papel da Leitura no Mundo).
    A organização da mesma é feita a partir de critérios pedagógicos; que, de certa forma, buscam a compreensão e o desenvolvimento intelectual destes jovens. Além disso, o Projeto tem por objetivos, hoje, não apenas ensinar; mas transmitir conhecimentos que sejam úteis para o cotidiano dos alunos e ex-alunos.
    Através de tudo que já foi dito, deve-se ressaltar que sem a Leitura, o homem jamais se tornaria capaz de transformar o Mundo e achar o seu lugar no espaço. Por isso, as escolas devem investir em atividades que incentivem o ato Ler; para que seus alunos tenham um futuro brilhante; assim como os do CEFS.

    + DADOS BIOGRÁFICOS: Messias Júnior é ex-aluno do Colégio Estadual de Feira de Santana. Em 2011, concluiu o Curso de Formação Geral, no qual foi aprovado com êxito. Escritor e poeta; Messias Júnior iniciará, em 2012, Graduação em Letras Vernáculas. Entretanto, futuramente, pretende voltar ao CEFS, como Professor de Língua Portuguesa e Literatura...

    ResponderExcluir
  2. A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
    Messias Júnior

    A leitura, hoje, como uma das melhores fontes de informação, não apenas transmite conhecimento para o homem; ela o torna sábio e capaz; ajudando-o na sua formação intelectual. E através dela, ele começa a compreender o Mundo em que vive; pois atua sobre o mesmo, isto é, quando passa a conhecê-lo e decifrá-lo, verdadeiramente, de duas formas construtivas: utilitária e crítica.

    Na forma utilitária, o homem (aquele que lê) se utiliza da leitura (de jornais, revistas, sites etc.) para se informar sobre os fatos do seu cotidiano e interagir com o meio em que vive. Além disso, o ato de ler faz com que o cérebro esteja em movimento constante; tornando-o mais ágil para decifrar as informações captadas por ele.

    Na forma crítica, como ler notícias, em geral, faz com que o indivíduo descubra a realidade; ele passa a não aceitar os fatos que acabam com a paz e união das pessoas: guerras, pobreza, miséria, violência etc.. Sendo que estes, por sua vez, só contribuem para destruir a humanidade (podendo, num futuro bem próximo, levá-la a extinção). Assim, o ser humano acredita que tudo poderia ser diferente; se houvesse união e mais respeito entre cada pessoa vivente.

    Com base em tudo que já foi escrito, percebe-se que o ato de ler modifica a mente; ajuda a descobri verdades e faz com que o ser se questione sobre suas realidades. Porém, sem a leitura, o conhecimento se tornaria restrito e/ou quase desnecessário; já que não haveria necessidade de sê-lo buscado. E, por isso, assim como as Escolas, o Estado também deve investir mais neste sábio ato; que pode reorganizar e transformar à vida; auxiliando no desenvolvimento de cidadãos críticos.

    ResponderExcluir